expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

SOCIEDADE E EDUCAÇÃO: Resumo do texto "A miragem do crescimento"


                                                                              

 

                                                                                   Pedro Samuel de Moura Torres

 
 
WERTHEIN, Jorge. A miragem do crescimento, Carta Capital. Blogs: São Paulo. 2012.  

                                                  


 O texto “A miragem do crescimento” discute sobre um artigo do site do diário inglês “The Guardian” o qual faz uma breve alusão à imagem difundida pelo Brasil ultimamente e sobre as viagens que a presidente brasileira Dilma fez aos Estados Unidos, o desprezo com o qual ela foi recepcionada em Washington, quando o articulista proferiu: "Todo mundo quer falar com Dilma, menos Obama". Ressalta-se o Brasil como um país em desenvolvimento que vem crescendo com o governo Dilma cuja economia atinge a sexta posição com um PIB de 2,48 trilhões de dólares em 2011. E de acordo com o FMI alcançará a quinta colocação ultrapassando a França. Como um resultado desse desenvolvimento econômico, os brasileiros vêm vivenciando o aumento do custo de vida, principalmente nos grandes centros. Ficou mais barato comprar em outros países.

 Com toda essa expansão econômica o Brasil passou a se integrar nas nações bem-sucedidas. Todavia se confundem crescimento econômico com o desenvolvimento social. O sociólogo Antônio David Cattani da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Riqueza e Desigualdade na América Latina, afirma que a imponência de um país não é avaliada pelo acúmulo de recursos financeiros, e sim pela distribuição justa da economia. Como afirmou o economista Antônio Dias Leite em uma entrevista a CartaCapital:

"A riqueza tem de ser expressa pelas condições de vida da população. Um país pode ser capaz de realizar grande produção de bens e serviços e não ser rico. É o caso em que nós estamos. Crescemos no total do que produzimos, mas não nos tornamos um país rico no sentido de que a população está num nível aceitável de Bem-Estar Social.”
 

O texto relata vários outros problemas sociais enfrentados pelo Brasil, como a falta de saneamento básico que resulta em moléstias de países subdesenvolvidos, apresentando estatísticas e casos de vitimas da saúde; aborda o analfabetismo ainda muito presente no nosso país. Outro problema ainda mais grave é a guerra civil, a violência generalizada praticada não apenas por foras da lei, mas por policiais também. O texto dá algumas estatísticas, entre elas: cerca de 49 mil brasileiros morrem a cada ano vitimas de homicídio e mostra exemplos de pessoas acometidas pela violência. 

 Infelizmente a tendência das vias de segurança no nosso país é diretamente focada aos interesses e ao mando do governo o que prejudica na pratica à segurança geral dos cidadãos. O governo consciente da desigualdade econômica que alastra o país deveria impor recursos salariais menos extravagantes em diferenças, com o objetivo de igualizar e reconhecer o valor de cada profissional. Também é fundamental investir em uma educação mais eficiente e acessível a todos os cidadãos sem desnivelar a qualidade do ensino de escolas privadas a das escolas oferecidas pelo governo.    
 


Pedro Samuel de Moura Torres


Nenhum comentário:

Postar um comentário