expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

PLANO DE OFICINA



 
1. Dados de Identificação



Escola: Colégio Estadual Ypiranga

Grupo de Trabalho: Gilda Silva, Patrícia Cerqueira, Pedro Moura e Philipp de Andrade Berndt.



Licenciaturas: Ciências Sociais, Letras/ Língua Inglesa

Série: 9º ano

Horário: 13:10 às 15:40
2. Tema: Globalização
3. Objetivos



1. Refletir sobre os impactos da globalização e a sua influência no cotidiano dos indivíduos;

2. Envolver os alunos em uma atmosfera dinâmica para expressarem as suas opiniões sobre a temática;

3. Perceber como as áreas de sociologia, língua estrangeira e geografia possibilitam a compreensão do fenômeno da globalização;

4. Expressar os conhecimentos e opiniões por meio da construção do Fanzine;

 
4. Conteúdos



1. Língua Estrangeira: Incorporação das palavras estrangeiras em nosso vocabulário;



2. Geografia: Conceitos Básicos



3. Sociologia: Desigualdades sociais

 
5. Justificativa do tema: O tema escolhido envolve a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas do conhecimento, bem como traz um conteúdo atual e que está diretamente presente no contexto social vivenciado pelos alunos.



6. Intervenções didáticas



1º momento: Apresentação da equipe e os objetivos da oficina. Em seguida, será realizado uma dinâmica de apresentação com o objetivo de apresentar e integrar o grupo de maneira descontraída.  Será pedido para que os alunos façam um círculo e cada participante se apresenta com o nome e um gesto que todos devem repetir. (caso os alunos não queiram fazer gesto, motivaremos para falar uma característica sua).

Tempo: 30 min
  


 
 
 
2° momento: Para introduzir a temática da globalização, faremos a dinâmica da Web, que consiste em tecer uma teia de barbante. Explicaremos como funcionará a dinâmica. Um dos monitores iniciará a dinâmica lançando um questionamento: Em uma palavra o que você entende por globalização? Na medida em que cada participante for respondendo a teia irá se formando dando significado ao uso do termo Web. A dinâmica será concluída com a proposta de o grupo inserir uma caneta em uma garrafa mostrando a importância o trabalho em equipe.

Tempo: 40 min

 
3° momento: Faremos o momento de exposição sobre a globalização. Primeiro ouviremos a música: Samba do Approach, Zeca Baleiro. Em seguida, os alunos terão que identificar palavras da língua estrangeira que aparece na música. A partir disso, abordaremos sobre os aspectos as características da globalização, a incorporação das palavras estrangeiras em nosso vocabulário e porquê do aumento das desigualdades sociais.

Tempo: 40 min

 
4º momento: Finalizaremos com a sistematização da atividade do Fanzine, que consiste em confeccionar uma revista com recorte de revistas retratando o tema. Com a turma dividida em cinco grupos ou mais, será construído o Fanzine temático. Apresentaremos o material construído pelo grupo como resultado final da oficina.

Tempo: 1h e 20min



 


 
7. Recursos didáticos



Barbante, cola, revistas, jornais, folha de ofício, caneta, lápis de cor, piloto, garrafa e rádio;

 
8. Avaliação

Com a participação nas discussões e a integração na elaboração dos fanzine, observar se os alunos compreenderam e ampliaram o conhecimento sobre a globalização;

 
9. Referências



PIEROTT, Juliana Assef. Jogos das apresentações. In: Cadernos de jogos cooperativos. nº 6.p.21.

BALEIRO, Zeca. Samba do Approach. In: Vô ímbolá. Disponível em: Universa.l 1 CD Faixa  http://letras.mus.br/zeca-baleiro/43674/

Em 19/08/13