expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

domingo, 18 de agosto de 2013

Análise de um plano de aula publicado na revista Nova Escola



Questões para Análise:

         O conteúdo está adequado com o que se pretende?

         As estratégias didáticas estão adequadas?

         A duração das aulas é suficiente?

         Que outros recursos podem ser utilizados?

         Quais os critérios de Avaliação? Eles darão conta de perceber que o aluno aprendeu?

1.Os objetivos não estão claros e são superficiais; ou seja, o autor aponta de um modo geral, mas não especifica  o que deseja que o aluno aprenda durante a aula. Ele inclui uma atividade de produção oral ou escrita, porém não especifica qual o tipo de  produção.

Ele perde a oportunidade de abordar outros temas dentro do assunto proposto,  focando apenas em duas habilidades (escrita ou oral e auditiva), deixando de lado a possibilidade de integrar as quatro  habilidades, escrita, auditiva, oralidade, leitura para aprimorar o conhecimento dos alunos.

2. As estratégias são adequadas, ele utilizou recursos audiovisuais e estratégias lúdicas atrelando a arte à sala de aula. Desse modo, promoveu a interação e o envolvimento aluno-professor, aluno-aluno.

3.A duração da aula é satisfatória para a finalização das atividades propostas, mas exigirá que o professor tenha um bom gerenciamento do tempo.

4. No plano de aula analisado aqui, o professor usa computador, caixa de som e o laboratório de informática da escola.  Ele inicia a aula na sala de informática com os alunos fazendo uma pesquisa sobre o Elvis,  o que pode ser improdutivo, pois seria difícil controlar o uso da língua portuguesa. Nesta situação, o professor poderia levar a para a sala de aula uma bibliografia adaptada do cantor.

5.O processo de avaliação não deixa claro se haverá um trabalho escrito ou oral;  verificar o que o aluno aprendeu sobre o cantor não é relevante e deixa de lado outras funções da língua. O aluno poderia ser avaliado processualmente através da percepção do professor durante as discussões e, também, através de uma  avaliação escrita, onde o aluno escreva a sua biografia.

Plano de Aula

Letras e temas cantados por Elvis Presley

Objetivos
Conhecer a vida e obra de Elvis Presley e sua influência para os jovens de todo o mundo
Treinar compreensão auditiva e escrita
Produzir uma apresentação - oral ou escrita - em inglês

Conteúdos
Rock dos anos 70
Vocabulário e temas de algumas canções de Elvis Presley

Tempo Estimado
Duas aulas

Material Necessário

               Computadores com acesso à internet e caixas de som

         Apresentação de PowerPoint com as seguintes informações (em ordem): 1- perfil do cantor; 2- mapa dos EUA mostrando cidade de Memphis; 3- foto de Graceland, sua casa em Memphis; 4- foto das vestimentas e pertences de Elvis; 4- fotos dele como ator; 5- fotos dele jovem e no fim de sua vida; 6- Elvis na guerra; 7- foto de suas fãs. - as imagens podem ser encontradas na internet

         Letras das seguintes músicas: 1) "Confidence" [Tepper - Bennett ]; 2) "Blue Suede Shoes" [Perkins,Carl ]; 3) " Love Me Tender"[ Baladamenti, Angelo]; 4) " Blue Christmas"[ Charles, Daniel / Gruber, Frans Xaver / Mohr, Josef] - as letras também podem ser encontradas na internet.

         Discurso pronunciado por Elvis Presley no recebimento do U.S. Jaycees Award como um dos 10 jovens mais influentes no ano de 1970.

Flexibilização
Para alunos com deficiência auditiva
Sabemos que o deficiente auditivo tem perdas importantes em sua interação e que uma delas é a música. Contudo, é necessário que ele faça parte das práticas sociais musicais, ou seja, que leia as letras e compreenda as emoções que a música provoca. Por isso, o professor pode arrastar as cadeiras da sala e colocar os alunos para dançar as músicas de Elvis, atividade da qual o deficiente auditivo deve fazer parte. Quanto às letras, sendo ele um leitor, poderá aprender o sentido, ainda que seja em língua estrangeira, utilizando os mesmos instrumentos: dicionário, gramática e glossário.

Introdução
Elvis não é um cantor como os outros. O "rei do rock" influenciou gerações por meio de sua música e do estilo que lançou moda. Não é à toa que até hoje ele é tão imitado. Muitas de suas canções tratam da persistência para alcançar um sonho. Relacione este tema com a história do cantor e aproveite as letras onde ele aparece para deixar os alunos mais próximos da língua inglesa.

Desenvolvimento
Aula 1
Inicie a aula na sala de informática e inicie uma discussão com os alunos, perguntando:

- O que sabem sobre música do anos 50 e 60?
- Quem foi Elvis Presley? Ele foi somente um cantor? Conhecem alguma música dele?
- Qual foi a importância de Elvis no cenário musical mundial?


Provavelmente, alguns alunos não conhecerão o cantor, enquanto outros já ouviram algumas músicas, assistiram a apresentação de um cover ou viram alguma imagem do artista. Mostre a apresentação preparada como descrito acima e explique um pouco de sua carreira.

O
site oficial do ídolo disponibiliza a biografia do astro. Para explicar melhor quem foi Elvis Presley, use as informações do infográfico disponível no site da revista VEJA.

Para aumentar o repertório dos estudantes, apresente um
"poutpourri" (ou medley) das músicas mais famosas de Elvis Presley.

Distribua cópias da letra da música "Confidence", gravada por Elvis Presley ou a presente um trecho do filme "Clambake" em que ele canta esta música:

Confidence
(Words & music by Tepper - Bennett)

When everyone thought the world was flat
Columbus said "It's round"
He went down in history
And America was found

'Cause
He had confidence
A little thing called confidence
There's no job too immense when you've got
Confidence

With a "C" and an
"O" and an
"N" and an
"F"
And an "I" and a
"D" and an "ENCE"
Put 'em all together and what have you got

Confidence

You'll be surprised what you can do
If you will only try

Remember the tortoise and the hare
Who had that famous race
The speedy hare wound up nowhere
And slow poke took first place

had confidence
A little thing called confidence
There's no job too immense when you've got
Confidence

You'll be surprised what you can do
If you will only try

How do you know that you can't
ride a rainbow in the sky

You'll be surprised what you can do
If you will only try

All you need is confidence
A little thing called confidence
There's no job too immense when you've got
Confidence

With a "C" and an
"O" and an
"N" and an
"F"
And an "I" and a
"D" and an "ENCE"
Put 'em all together and what have you got

Confidence
Confi .....
Confi .... Confidence

Pergunte do que acham que a música trata e veja se alguém notou que a canção aborda a persistência para alcançar um sonho. Questione se a turma sente isso em relação a um projeto pessoal como, por exemplo, o vestibular. Em seguida pergunte aos alunos, em inglês:

1. What does the song say about accomplishing goals?
2. Was Elvis Presley successful in reaching his goals?
3. What are your goals?
4. How can you reach your goals?
Write the goal down and why it is important to you.
Outline steps needed to achieve the goal.
Set deadlines or dates to assess your progress.

Mostre o trecho do discurso feito por Elvis, ao receber um prêmio, em 1970, como um dos dez jovens mais influentes do ano, o U.S. Jaycees Award:

When I was a child, ladies and gentlemen, I was a dreamer.
I read comic books, and I was the hero of the comic book. I saw movies, and I
was the hero in the movie. So every dream I ever dreamed has come true a hundred
times. These gentlemen over there, these are the type who care, are dedicated.
You realize if it´s not possible that they might be building the kingdom,
it´s not far-fetched from reality. I´d like to say that I learned
very early in life that:
'Without a song the day would never end
Without a song a man ain´t got a friend
Without a song the road would never bend
Without a song...'
So I keep singing a song.
Good night.
Thank you.


Oriente-os a tentar compreender o texto e destaque a opinião do cantor sobre "ter e perseguir um sonho". Questione se  acham que ter um sonho ajuda alguém a se sentir feliz e realizado.  Diga aos seus alunos que este discurso foi baseado no trecho de uma música. Peça, como lição de casa, que descubram que música é essa.

Aula 2

Para esta aula, separe letras de todas as músicas utilizadas: "Blue Suede Shoes", "Love me tender" e "Blue Christmas" . Para cada música proponha um exercício:

1) Atividade para a música
"Blue Suede Shoes":

Blue Suede shoes
(Carl Perkins)

Well, it's one for the money,
Two for the show,
Three to get ready,
Now go, cat, go.

But don't you step on my blue suede shoes.
You can do anything but lay off of my Blue suede shoes.

Well, you can knock me down,
Step in my face,
Slander my name
All over the place.

Do anything that you want to do, but uh-uh,
Honey, lay off of my shoes
Don't you step on my Blue suede shoes.
Well you can do anything but lay off of my blue suede shoes.

You can burn my house,
Steal my car,
Drink my liquor
From an old fruitjar.

Do anything that you want to do, but uh-uh,
Honey, lay off of my shoes
Don't you step on my blue suede shoes.
Well you can do anything but lay off of my blue suede shoes.

Well, it's one for the money,
Two for the show,
Three to get ready,
Now go, go, go.

butdont you step on my blue suede shoes,
well you can do anything but lay off of my blue suede shoes.

Well it's a blue blueblue suede shoes
Blue blueblue suede shoes
Blue blueblue suede shoes
Blue blueblue suede shoes
You can do anything but lay off of my blue suede shoes.

a) Pergunte aos alunos se sabem o significado de "suede". Explique.
b) Toque a música ou ponha o vídeo. Peça para eles apontarem o que é mais importante para o cantor, de acordo com a música. Pergunte com chegaram na resposta.
c) Promova um debate em inglês, perguntando aos alunos se há uma coisa material que eles gostem muito e da qual não gostariam de se desfazer. Lembre-se de ajudá-los com o vocabulário!
d) Aproveite também para explicar a ordem dos adjetivos em inglês, a "order of adjectives": "color" (blue) é antes de "material" (suede) - o contrário do português.


2) Atividade para a música
" Love me Tender":

Love Me Tender
(Badalamenti, Angelo)

Love me tender,
Love me sweet,
Never let me go.
You have made my life complete,
And I love you so.

Love me tender,
Love me true,
All my dreams fulfilled.
For my darling I love you,
And I always will.

Love me tender,
Love me long,
Take me to your heart.
For it's there that I belong,
And well never part.

Love me tender,
Love me dear,
Tell me you are mine.
Ill be yours through all the years,
Till the end of time.

(when at last my dreams come true
Darling this I know
Happiness will follow you
Everywhere you go).


a) Explique que esta música é considerada uma das mais famosas de Elvis Presley. Pergunte aos alunos se eles sabem o motivo.
b) Antes de passar a música, peça para os alunos definirem mentalmente as emoções que sentiram ao escutar esta música e contarem para toda a sala.
C) Promova um debate sobre as emoções apontadas pelos alunos. Escreva na lousa e ajude-os a verbalizar - em inglês - o que sentem.
Ajude a turma com as novas palavras!

3) Atividade para a música
"Blue Christmas":

Blue Christmas
(Charles, Daniel / Gruber, FransXaver / Mohr, Josef)
I
’'ll have a blue Christmas without you
I
ll be so blue just thinking about you
Decorations of red on a green Christmas tree
Won
t be the same dear, if you're not here with me

And when those blue snowflakes start falling
That's when those blue memories start calling
You
ll be doing all right, with your Christmas of white
But I'll have a blue, blue blueblue Christmas

(instrumental break)

You'
ll be doing all right, with your Christmas of white,
But I'll have a blue, blue Christmas

1)Nesta atividade, primeiro os alunos deverão ouvir a canção, para só depois ver a letra.
2)Peça para os estudantes contarem quantas vezes ouviram a palavra "blue". Pergunte se sabem o outro significado para esta palavra, além de designar uma cor. Espere as respostas dos alunos e, se ninguém souber, explique que "blue" também é sinônimo de triste. 
3) Cheque as respostas. A palavra blue foi mencionada 12 vezes.
4)Se houver tempo, peça para contarem a palavra "red" e a palavra "white".

Divida a turma em trios e proponha que preparem uma apresentação sobre o cantor. Os trabalhos podem ser divididos em temas: curiosidades sobre sua vida, sua carreira, suas músicas, sua atuação em filmes, sua influência na época etc. O professor pode optar entre um projeto escrito, oral, ou ambos. As apresentações deverão ocorrer na aula seguinte.

Aula 3
Separe esta aula para que os alunos mostrem o que pesquisaram. Ao longo das apresentações, tire eventuais dúvidas sobre expressões idiomáticas e vocabulário.

Avaliação
O importante é avaliar se os alunos aprenderam mais sobre o cantor e a produção oral e escrita na língua inglesa.  Fique atento para estes pontos durante as apresentações e nas discussões durante as aulas.