expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

quinta-feira, 28 de março de 2013

MINHA AVALIAÇÃO SOBRE TODA A AULA DE ARTE


 

A metodologia aplicada pela professora Riomar Lopes foi tanto cativante quanto significativa, pois pudemos desfrutar da experiência prática e criativa, ao inicio das aulas, nos orientando e levando-nos a descobrir novas dinâmicas que além de nos relaxar e nos aliviar das tensões diárias gerando o bem-estar geral; viabilizando a sociabilidade e harmonia através dos jogos aplicados, nos trazia a uma excelente dimensão estética e criativa, onde a cada dia fomos apreendendo na prática e na teoria elementos fundamentais para a compreensão e noção do que vem a ser arte e o lúdico. Com os exercícios recreativos feitos ao inicio da aula contribuíam bastante para atenuar a ansiedade, despertar-nos da indolência que alguns têm ao amanhecer, trazendo maior concentração para lidar com a parte teórica logo abordada.

Todo o conteúdo e a metodologia foram de grande utilidade para que enxergássemos a atitude ideal para fluir a espontaneidade e o natural potencial criativo que trazemos dento de nós e para que tivéssemos a noção do como levar e aplicar o lúdico e o estético nas salas de aulas. Desenvolvemos noções básicas e fundamentais para a performance em teatro e em jogos recreativos, onde a professora demonstrou possuir uma grande percepção do real, uma excelente habilidade em nos conduzir e uma visão legitimista e holística do mundo. A prática da improvisação nos ensinou a necessidade de se lançar confiando em nossa capacidade intuitiva, que só mesmo experimentando para podermos manifestar e vivenciar todo o nosso potencial estético e criativo.

O conteúdo aplicado foi ora prazerosos, ora mais complexos e de difícil assimilação, mas todos trouxeram contribuições especificas e importantes para ampliar nossa noção de toda a esfera artística e lúdica para ser cultivado no cotidiano da sala de aula e a partir dos textos sugeridos e lidos em casa eu pude expandir minha consciência sobre tal assunto. Todo o conteúdo trabalhado na sala trouxe elementos pedagógicos muito ricos, o que elucidou nossa obscuridade em relação à prática correta da recreação e dos jogos dramáticos. E os trabalhos escritos solicitados foram bastante uteis para a nossa apreensão do conteúdo. Desfrutamos também da experiência em artes plásticas, onde pintamos e fizemos um mosaico tudo servindo para a nossa capacidade estética e artística em sala de aula. 

Meu grupo, apesar dos obstáculos que tivemos em nos encontrar, acredito que conseguimos superar essas dificuldades ao nos submetermos em confiar na nossa capacidade intuitiva e espontânea, mesmo tendo planejado e dialogado sobre o que iriamos fazer. Mas de um modo geral, nos final conseguimos nos harmonizar e executar tudo a partir de nossas pesquisas, investimentos e de muitos detalhes que havíamos aprendido com a professora, mesmo com alguns pequenos erros que fugiam do nosso controle por sermos humanos e também por depender e estar sujeitos à coletividade. Mas tentamos trazer tudo que nossa capacidade nos permitiu naquele dado momento, portanto acredito que meu grupo superou muitos problemas encarados do dia-a-dia.

Não sou mais a mesma pessoa depois dessa disciplina, pois aprimorei muito mais as minhas noções sobre a dimensão artística, estética e sobre os jogos dramáticos e recreativos, principalmente na área da educação. Mesmo em minha limitação, por nem todos os dias conseguir chegar no horário e por poucas vezes expressar minha opinião e fala, mas que nunca deixei, mesmo estando algumas vezes doente, de ir a aula, eu considero-me agradecido e transformado, pedagogicamente falando, por toda a base e conhecimento que enriqueceu e contribuiu para a minha noção de arte em educação. Apesar de algumas limitações pessoais, por tudo que eu apreendi eu me daria o percentual máximo, mas acho que seria muita pretensão da minha parte por não considerar as minhas falhas pessoais. Entretanto, já que a professora nos pediu, eu me daria um percentual de 80% a 100% a partir de tudo que ela nos ensinou e do que eu aproveitei. Te agradeço de coração em ter sido seu aluno e te peço mil desculpas pelos meus limites.