1. Dados de Identificação
Escola:
Colégio Estadual Ypiranga
Grupo
de Trabalho: Gilda Silva, Patrícia Cerqueira, Pedro Moura e
Philipp de Andrade Berndt.
Licenciaturas:
Ciências Sociais, Letras/ Língua Inglesa
Série: 9º
ano
Horário:
13:10 às 15:40
|
2. Tema: Globalização
|
3. Objetivos
1. Refletir sobre os impactos da globalização
e a sua influência no cotidiano dos indivíduos;
2. Envolver os alunos em uma atmosfera dinâmica para expressarem as
suas opiniões sobre a temática;
3. Perceber como as áreas de sociologia, língua estrangeira e
geografia possibilitam a compreensão do fenômeno da globalização;
4. Expressar os conhecimentos e opiniões por
meio da construção do Fanzine;
|
4. Conteúdos
1. Língua Estrangeira: Incorporação das palavras estrangeiras em nosso
vocabulário;
2. Geografia: Conceitos Básicos
3. Sociologia: Desigualdades sociais
|
5. Justificativa do tema: O tema
escolhido envolve a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas do
conhecimento, bem como traz um conteúdo atual e que está diretamente presente
no contexto social vivenciado pelos alunos.
|
6. Intervenções didáticas
1º momento: Apresentação da equipe e os
objetivos da oficina. Em seguida, será realizado uma dinâmica de apresentação
com o objetivo de apresentar e integrar o grupo de maneira descontraída. Será pedido para que os alunos façam um
círculo e cada participante se apresenta com o nome e um gesto que todos
devem repetir. (caso os alunos não queiram fazer gesto, motivaremos para
falar uma característica sua).
Tempo: 30 min
2° momento: Para introduzir a temática da
globalização, faremos a dinâmica da Web, que consiste em tecer uma teia de
barbante. Explicaremos como funcionará a dinâmica. Um dos monitores iniciará
a dinâmica lançando um questionamento: Em uma palavra o que você entende por globalização?
Na medida em que cada participante for respondendo a teia irá se formando
dando significado ao uso do termo Web. A dinâmica será concluída com a
proposta de o grupo inserir uma caneta em uma garrafa mostrando a importância
o trabalho em equipe.
Tempo: 40 min
3° momento: Faremos o momento de exposição
sobre a globalização. Primeiro ouviremos a música: Samba do Approach, Zeca
Baleiro. Em seguida, os alunos terão que identificar palavras da língua
estrangeira que aparece na música. A partir disso, abordaremos sobre os
aspectos as características da globalização, a incorporação das palavras
estrangeiras em nosso vocabulário e porquê do aumento das desigualdades
sociais.
Tempo: 40 min
4º momento: Finalizaremos com a sistematização
da atividade do Fanzine, que consiste em confeccionar uma revista com recorte
de revistas retratando o tema. Com a turma dividida em cinco grupos ou mais,
será construído o Fanzine temático. Apresentaremos o material construído pelo
grupo como resultado final da oficina.
Tempo: 1h e 20min
|
7. Recursos didáticos
Barbante, cola, revistas, jornais, folha de ofício, caneta, lápis de
cor, piloto, garrafa e rádio;
|
8. Avaliação
Com a participação nas discussões e a
integração na elaboração dos fanzine, observar se os alunos compreenderam e
ampliaram o conhecimento sobre a globalização;
|
9. Referências
PIEROTT, Juliana Assef. Jogos das apresentações. In:
Cadernos de jogos cooperativos. nº 6.p.21.
BALEIRO, Zeca. Samba do Approach. In: Vô
ímbolá. Disponível em: Universa.l 1 CD Faixa http://letras.mus.br/zeca-baleiro/43674/
Resumo Globalização – O
que é Globalização?. Disponível em: Fonte: http://aprovadonovestibular.com/resumo-globalizacao-o-que-e-globalizacao.html.
Em 19/08/13
|
Various modalities and genres of literary texts / Várias modalidades e gêneros de textos literarios.
Translate
segunda-feira, 23 de setembro de 2013
PLANO DE OFICINA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário