1. Dados de Identificação 
Escola:
  Colégio Estadual Ypiranga 
Grupo
  de Trabalho: Gilda Silva, Patrícia Cerqueira, Pedro Moura e
  Philipp de Andrade Berndt. 
Licenciaturas:
  Ciências Sociais, Letras/ Língua Inglesa 
Série: 9º
  ano 
Horário:
  13:10 às 15:40 
 | 
 
2. Tema: Globalização 
 | 
 
3. Objetivos  
1. Refletir sobre os impactos da globalização
  e a sua influência no cotidiano dos indivíduos; 
2. Envolver os alunos em uma atmosfera dinâmica para expressarem as
  suas opiniões sobre a temática; 
3. Perceber como as áreas de sociologia, língua estrangeira e
  geografia possibilitam a compreensão do fenômeno da globalização; 
4. Expressar os conhecimentos e opiniões por
  meio da construção do Fanzine; 
 | 
 
4. Conteúdos 
1. Língua Estrangeira: Incorporação das palavras estrangeiras em nosso
  vocabulário; 
2. Geografia: Conceitos Básicos 
3. Sociologia: Desigualdades sociais 
 | 
 
5. Justificativa do tema: O tema
  escolhido envolve a interdisciplinaridade entre as diferentes áreas do
  conhecimento, bem como traz um conteúdo atual e que está diretamente presente
  no contexto social vivenciado pelos alunos. 
 | 
 
6. Intervenções didáticas 
1º momento: Apresentação da equipe e os
  objetivos da oficina. Em seguida, será realizado uma dinâmica de apresentação
  com o objetivo de apresentar e integrar o grupo de maneira descontraída.  Será pedido para que os alunos façam um
  círculo e cada participante se apresenta com o nome e um gesto que todos
  devem repetir. (caso os alunos não queiram fazer gesto, motivaremos para
  falar uma característica sua). 
Tempo: 30 min 
2° momento: Para introduzir a temática da
  globalização, faremos a dinâmica da Web, que consiste em tecer uma teia de
  barbante. Explicaremos como funcionará a dinâmica. Um dos monitores iniciará
  a dinâmica lançando um questionamento: Em uma palavra o que você entende por globalização?
  Na medida em que cada participante for respondendo a teia irá se formando
  dando significado ao uso do termo Web. A dinâmica será concluída com a
  proposta de o grupo inserir uma caneta em uma garrafa mostrando a importância
  o trabalho em equipe. 
Tempo: 40 min 
3° momento: Faremos o momento de exposição
  sobre a globalização. Primeiro ouviremos a música: Samba do Approach, Zeca
  Baleiro. Em seguida, os alunos terão que identificar palavras da língua
  estrangeira que aparece na música. A partir disso, abordaremos sobre os
  aspectos as características da globalização, a incorporação das palavras
  estrangeiras em nosso vocabulário e porquê do aumento das desigualdades
  sociais. 
Tempo: 40 min 
4º momento: Finalizaremos com a sistematização
  da atividade do Fanzine, que consiste em confeccionar uma revista com recorte
  de revistas retratando o tema. Com a turma dividida em cinco grupos ou mais,
  será construído o Fanzine temático. Apresentaremos o material construído pelo
  grupo como resultado final da oficina. 
Tempo: 1h e 20min  
 | 
 
7. Recursos didáticos 
Barbante, cola, revistas, jornais, folha de ofício, caneta, lápis de
  cor, piloto, garrafa e rádio; 
 | 
 
8. Avaliação 
Com a participação nas discussões e a
  integração na elaboração dos fanzine, observar se os alunos compreenderam e
  ampliaram o conhecimento sobre a globalização; 
 | 
 
9. Referências 
PIEROTT, Juliana Assef. Jogos das apresentações. In:
  Cadernos de jogos cooperativos. nº 6.p.21. 
BALEIRO, Zeca. Samba do Approach. In: Vô
  ímbolá. Disponível em: Universa.l 1 CD Faixa  http://letras.mus.br/zeca-baleiro/43674/ 
Resumo Globalização – O
  que é Globalização?. Disponível em: Fonte: http://aprovadonovestibular.com/resumo-globalizacao-o-que-e-globalizacao.html.
   
Em 19/08/13 
 | 
 
Various modalities and genres of literary texts / Várias modalidades e gêneros de textos literarios.
Translate
segunda-feira, 23 de setembro de 2013
PLANO DE OFICINA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário