A
seguinte observação foi realizada no Colégio Estadual Ypiranga localizado no
endereço Rua do Sodré, nº 42, Largo 2 de julho no
Antigo casarão do poeta Castro Alves. A estrutura do colégio era bem antiga,
dispunha de dez salas de aula e outros setores. As salas eram mal localizadas
onde o ginásio de esporte ficava bem próximo das mesmas e o barulho impedia uma
melhor concentração e comunicação dentro da sala. Na aula de ensino da língua
inglesa haviam dezoito alunos da 8º serie do ensino fundamental entre 15 à 18
anos de idade.
Como os alunos não costumam levar o material didático para a sala,
a professora achou razoável responder as tarefas de casa na sala e, como
estimulo, ela pontua-os por cada tarefa realizada. A professora é formada em
Letras - língua estrangeira em língua inglesa na Universidade Federal da Bahia
e já tem vinte anos de estrada. Embora a professora fosse bastante democrática
e paciente com os alunos, eles pareciam desmotivados e sem interesse pela
disciplina. A docente passava o conteúdo em um modo suficientemente
satisfatório, porém a maioria dos alunos não participava e nem tinha uma sintonia
empática com o conteúdo apresentado.
Através do quadro-negro revisando o conteúdo já apresentado em
outra aula, a educadora reexplicava como usar o “Simple Past Tense”.
Aparentemente a escola não dispunha de recursos audiovisuais, desse modo, utilizavam
apenas do quadro-negro e de um livro de boa qualidade disponibilizado pelo
governo. Foi passada uma tarefa de casa para a próxima aula.
Observa-se que um dos principais problemas que prejudicavam o
ensino foi o barulho dos outros estudantes que brincavam na quadra e a falta de
motivação e interesse dos alunos em aprender uma língua estrangeira. E mesmo
com a escassez de recursos que pudessem motivar os alunos a aprender uma
segunda língua, com o pouco que tinha, a professora conseguia passar o conteúdo
eficientemente.
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