expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Translate

sábado, 20 de julho de 2013

Observação de aula do ensino da língua inglesa em escola pública



 
A seguinte observação foi realizada no Colégio Estadual Ypiranga localizado no endereço Rua do Sodré, nº 42, Largo 2 de julho no Antigo casarão do poeta Castro Alves. A estrutura do colégio era bem antiga, dispunha de dez salas de aula e outros setores. As salas eram mal localizadas onde o ginásio de esporte ficava bem próximo das mesmas e o barulho impedia uma melhor concentração e comunicação dentro da sala. Na aula de ensino da língua inglesa haviam dezoito alunos da 8º serie do ensino fundamental entre 15 à 18 anos de idade. 

Como os alunos não costumam levar o material didático para a sala, a professora achou razoável responder as tarefas de casa na sala e, como estimulo, ela pontua-os por cada tarefa realizada. A professora é formada em Letras - língua estrangeira em língua inglesa na Universidade Federal da Bahia e já tem vinte anos de estrada. Embora a professora fosse bastante democrática e paciente com os alunos, eles pareciam desmotivados e sem interesse pela disciplina. A docente passava o conteúdo em um modo suficientemente satisfatório, porém a maioria dos alunos não participava e nem tinha uma sintonia empática com o conteúdo apresentado.

Através do quadro-negro revisando o conteúdo já apresentado em outra aula, a educadora reexplicava como usar o “Simple Past Tense”. Aparentemente a escola não dispunha de recursos audiovisuais, desse modo, utilizavam apenas do quadro-negro e de um livro de boa qualidade disponibilizado pelo governo. Foi passada uma tarefa de casa para a próxima aula.

Observa-se que um dos principais problemas que prejudicavam o ensino foi o barulho dos outros estudantes que brincavam na quadra e a falta de motivação e interesse dos alunos em aprender uma língua estrangeira. E mesmo com a escassez de recursos que pudessem motivar os alunos a aprender uma segunda língua, com o pouco que tinha, a professora conseguia passar o conteúdo eficientemente.      

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário