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quinta-feira, 23 de abril de 2015

Projeto

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÁTIRO DIAS Secretaria Municipal de educação Escola Mun. Maria de Fátima T. Batista "Não há conhecimento sem ação, nem ação sem conhecimento. Os dois formam um todo e isso não é uma questão técnica, mas, constitui um princípios fundamental da Educação Básica." (Vinoba Bhave) Plano de ação - 2015 COODENAÇÃO PEDAGÓGICA Sheila Regina Cruz INTRODUÇÃO A educação é considerada a mola propulsora das transformações do país. Desta forma o presente plano de ação está voltado a qualidade da aprendizagem dos alunos da referida escola. É imperativo, portanto, que todas as ações sejam planejadas de forma conjunta e articuladas no sentido de minimizar as dificuldades apontadas no processo de aprendizagem dos educandos, possibilitando que a escola cumpra sua missão diante das exigências e complexidades da atual sociedade. O planejamento é o processo pelo qual podemos, tendo em vista is objetivos, traçar os meios para que estes possam ser atingidos, prevendo o futuro e propondo soluções práticas para a redução de problemas que certamente surgirão no decorrer do caminho, evitando-se assim uma improvisação. É primordial também valorizar os conhecimentos que os educandos trazem e que estão diretamente relacionados as suas praticas sociais, as quais norteiam não somente os saberes do dia-a-dia, como também os saberes aprendidos na escola. As ações propostas nesse plano estão voltadas ao resgate de uma pratica educativa de qualidade, motivando os educadores e os educandos, ofertando subsídios para que realizem um trabalho pautado em teorias que auxiliam um aperfeiçoamento da pratica em sala de aula. JUSTIFICATIVA Entende-se que a educação escolar deve ser comprometida com a igualdade de acesso ao conhecimento a todos. Assim sendo, a escola deve possibilitar uma variedade de ensinamentos que despertem interesse, possibilite interação e favoreçam o desenvolvimento psíquico e intelectual. Para tanto, não basta preocupar-se com as matrizes curriculares, mas sim com o envolvimento, desempenho e com metodologias que elevem a autoestima do aluno. Desta forma, subentende-se que a finalidade primordial do plano de ação, ora evidenciada, não refuta as possibilidades de revê-lo sempre que necessário, para assim construir-se no ensino dinâmico, eficaz e congruente. OBJETIVOS GERAIS * Desenvolver ações coletivas no sentido de superação dos problemas, motivando a participação do aluno no processo de ensino aprendizado; * Complementar propostas pedagógicas referentes a inovação, viabilizando o ensino voltado para a realidade do aluno; * Acompanhar o processo de ensino-aprendizagem atuando junto ao corpo docente e discente no sentido de analisar resultados da aprendizagem com vista a sua melhoria. OBJETIVOS ESPECÍFICOS NA ÁREA DE ATENDIMENTO AO CORPO DOCENTE * Subsidiar o corpo docente na elaboração e implementação do planejamento anual, propondo alternativas metodológicas a partir de reflexões coletivas; * Apoiar e auxiliar a elaboração do projeto pedagógico que favoreça a interação dos educandos com outras áreas; * Estimular o uso dos recursos tecnológicos, bem como dos diferente matérias encontrados na comunidade local; * Auxiliar encontros de formação de docentes para estudo e aprofundamento das diferentes propostas metodológicas; * Organizar e acompanhar os projetos de alfabetização; * Identificar constantemente quais as prioridades das turmas e dos professores para prestar-lhes um melhor atendimento; * Elaborar um conselho de classe que forneça dados e informações relevantes no processo de ensino e aprendizagem, bem como colher dados e informações que auxiliem o trabalho com o educando. OBJETIVOS ESPECIFICOS NA ÁREA DE ATENDIMENTO AOS ALUNOS * Proporcionar momentos de reflexões que melhorem o relacionamento aluno/aluno e aluno/professor e favorecer condições de acesso que permaneçam na escola; * Acompanhar e estimular a frequência do aluno; * Promover palestras e encontros com temas de cunho educativo; * Aproximar a família da escola mediante atividades culturais; * Promover, acompanhar e apoiar os alunos no desenvolvimento de projetos e ações educativas; * Promover palestras que sensibilizem a comunidade escolar que favoreçam a reflexão. AÇÕES ESTRATÉGICAS * Reconfiguração da ministração de aulas e do processo avaliativo de modo a torná-los mais interessantes, instigantes e inteligentes; * Direcionamento constante para apoio técnico e assistência à direção em assuntos pedagógicos por parte da consultoria através da SEDUC; * Orientação sobre o preenchimento dos diários de classe e dos relatórios; DISTRIBUIÇÃO DAS TURMAS * Elaboração do planejamento anual; * Envio de ofícios e convites aos órgãos competentes para incentivar a realização de palestras, encontros, visitas e similares com grupos de alunos e professores sobre demais temas relevantes para a formação do aluno; * Organização de gincana e torneios com a comunidade escolar visando uma melhor socialização; * Promover o intercambio cultural entre os alunos, apoiando e interagindo junto com os professores para o desenvolvimento pleno dos projetos e atividades trabalhados por eles em sala de aula; * Encontros periódicos com os professores na sala de apoio para troca de experiências e consequente melhorias de atividades; * Organização e apoio a passeios culturais de modo a consolidar o aprendizado construído em sala de aula. ATIVIDADES RECREATIVAS * Gincanas; *Torneio escolar de futebol; * Outros jogos... ATIVIDADES CULTURAIS * Semana dos povos indígenas; * Dia das mães; * Festa junina; * Recital de poesias; * Palco da leitura ; * Lanche literário; * Projeto reciclagem; * Semana da educação ambiental (ênfase na preservação da água) * Festa junina; * Gincana estudantil (do conhecimento) PROJETO NOSSA HISTÓRIA (ANIVERSÁRIO DA CIDADE) * Semana da alimentação escolar; * Feira de cultura; * Semana da consciência negra * Festa de encerramento (a combinar) PALESTRAS * O verdadeiro sentido da páscoa; * Alimentação saudável; * Água: cuidar para não acabar; * Família e escola: uma união indispensável; * AIDS e outras DSTS, gravidez na adolescência e uso de entorpecentes. * Bullyng; * Trabalho infantil. Obs: Por não se tratar de ações prontas e acabadas, por tanto estáticas, muitas atividades aqui sugeridas poderão sofrer alterações, adaptações e aprimoramentos. A avaliação continua e os encontros com todos os envolvidos nessa tarefa nos indicarão o momento certo de proceder as devidas mudanças. Cronograma das atividades (será construído em conjunto) AVALIAÇÃO A avaliação desse plano de ação será realizada durante o ano letivo de forma processual pela coordenação pedagógica, pela diretora e pelos professores da escola. A autoavaliação será realizada com registro em um relatório que constará os resultados positivo e negativos da eficácia desse plano de ação. CONCLUSÃO O alcance dos objetivos deste plano não depende somente da atuação do coordenador pedagógico mas também, do apoio da direção da escola, da aceitação e esmero dos professores e do envolvimento de toda a comunidade escolar. Portanto, é preciso angariar a confiança de todos, para que possamos trabalhar sob um clima completamente familiar, proporcionando assim, maior intercambio entre escola/comunidade. Somente assim teremos êxito na implantação deste plano de ação. "Evidentemente todo projeto inclui o novo, o diferente, possuindo, em seu intimo, por um lado certa dose de critica ao presente, por outro, certa dose de utopia a ser alcançada.(...) Projeto requer dois sentimentos: PACIENCIA E PERSISTENCIA (...)" Paulo Afonso ronca

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